Detalhes da Notícia

Malu Silva 23 de julho de 2020

 I Videoconferência com as Unidades Educacionais do Sistema Municipal de Ensino

A videoconferência realizada na tarde de terça-feira (21) com as Unidades Educacionais pertencentes ao Sistema Municipal de Ensino, possibilitou maior interação dos mesmos com o Conselho Municipal de Educação de Cuiabá, e contou com a participação das entidades: Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Mato Grosso – SINEPE/MT, aqui representado pelo seu presidente Dr. Gelson Menegatti Filho e União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME  aqui representada pela Vice-presidente Regional Centro Oeste – UNCME/RCO Regina Lúcia Borges Araújo.

A videoconferência foi o caminho escolhido pelo CME, em vista dos acontecimentos relacionado a pandemia, de forma a atender o anseio das Unidades Educacionais e mitigar os prejuízos causados pelo Novo Coronavírus – COVID 19, e teve como objetivo repassar informações, orientações e sanar dúvidas decorrentes a Educação escolar neste momento crítico.

Regina Lúcia Borges Araújo, falou do Guia de Orientação sobre a Educação em tempos de Pandemia: direitos, normatização e controle social. Cujo objetivo é orientar o Ensino como um todo, com referência no calendário escolar, avaliação, trabalho coletivo.

Segundo o presidente do SINEPE – MT, Gelson Menegatti Filho, as escolas particulares estão sentindo os efeitos da pandemia. Muitos pais levaram os filhos para a rede pública. De acordo com sua fala, a evasão chega a 39%. O ensino infantil é o mais atingido. Com a suspensão das aulas desde o início da pandemia, as dificuldades financeiras começaram a aparecer

Luiz Batista Jorge, destacou a Nova Minuta da Resolução Normativa Nº 01/2020/CME/Cuiabá – que fixa normas para o Credenciamento da Unidade Educacional e a Autorização para a oferta da Educação Básica, em suas etapas e modalidades, no Sistema Municipal de Ensino de Cuiabá, frisando que a partir da sua publicação será de incumbência do CME toda a tramitação dos processos de Credenciamento e Autorização das Unidades.

Também apresentou a proposta da Minuta de Resolução 02/2020/CME/Cuiabá que dispõe sobre as normas a serem adotadas pelas Unidades Educacionais pertencentes ao Sistema Municipal de Ensino de Cuiabá, em razão da pandemia pelo novo Coronavírus (Covid-19).

Estiveram presentes os Conselheiros: Geraldo Grossi Júnior, Jane Regina da Silva Costa, Deise Marques de Almeida Pinho, Vânia Joceli Araújo, Vilda Aparecida Lúcio, Odenil Martins de Souza, Osvaldo Borges, Adair Neri da Cruz e Profissionais da Educação Pública e Privada.

O Conselho Municipal de Educação permanece à disposição de todos!

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *