Detalhes da Notícia

Malu Silva 21 de dezembro de 2020

I Encontro Nacional Virtual dos Conselhos Municipais de Educação

Entre os dias 16 a 18 deste mês, foi realizado o I Encontro Nacional Virtual dos Conselhos Municipais de Educação com o tema Perspectiva da Educação Nacional em 2021, por meio da transmissão ao vivo pelo YouTube, no canal UNCME Nacional Oficial e, na TV UNCME.

Em decorrência da situação de pandemia da COVID-19, o XXX Encontro Nacional que é realizado anualmente entre os estados brasileiros e que estava programado para acontecer no Estado de Mato Grosso, no Município de Sinop, não pode ser realizado de forma presencial, vindo a ser realizado em formato virtual.

Participaram Conselheiros Municipais de Educação dos 26 estados, convidados, autoridades da educação, profissionais da área e sociedade em geral.

A UNCME reafirma o seu compromisso com o fortalecimento dos CMEs e Sistemas Municipais de Educação, com a garantia do direito à educação de qualidade social para todos.

O encontro tratou das seguintes temáticas: A UNCME e a Formação Permanente dos CMEs; Ações Educacionais na Reorganização do Calendário Escolar em 2020/2021; Apoio, Cooperação e Fiscalização dos Tribunais de Contas; O Plano Nacional e os Planos Municipais de Educação; A Educação sob a ótica da Sociedade Civil; O Regime de Colaboração Estados/Municípios; Currículo Nacional e BNCC; O FUNDEB Permanente e sua aplicabilidade em 2021.

A UNCME define, de maneira pormenorizada, no seu I Encontro Nacional Virtual dos Conselhos Municipais de Educação, os seguintes compromissos: Direito e Qualidade Social da Educação; Regime de colaboração, Parceria e Cooperação; Formação continuada e permanente dos CMEs; Financiamento da Educação; Planejamento – PNE, PEE e PME; Implementação da BNCC e os Currículos; Gestão Democrática e Sistema Nacional de Educação; Fortalecimento dos CME e da UNCME;

Esses compromissos estão contidos na Carta da UNCME apresentada no encerramento do evento que tem como tema: Carta da UNCME na Defesa da Educação Brasileira.

O CME/Cuiabá participou na elaboração da Carta da UNCME, onde as Assessoras Técnicas: Luana da Cruz Burema e Mariana Hanae Nascimento Hayashi, puderam fazer parte da comissão de elaboração da Carta da UNCME na Defesa da Educação Brasileira apresentado ao final do I Encontro Nacional Virtual dos Conselhos Municipais de Educação.  

O evento pode ser acessado nos canais da UNCME no YouTube pelo link: https://www.youtube.com/channel/UC1L9xVgc39PAU4rEMfLSE2Q, TV UNCME e UNCME Nacional Oficial,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *