Detalhes da Notícia

Malu Silva 21 de dezembro de 2020

CME participa do lançamento da 2º edição da Política Educacional da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá

Na quinta-feira (17), aconteceu o lançamento da 2ª edição da Política Educacional da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá – Escola Cuiabana: cultura, tempos de vida, direitos de aprendizagem e inclusão. Em razão da pandemia o lançamento foi realizado de no formato online, no canal do @portaldaescolacuiabana, no YouTube.

O documento traz a contextualização da educação cuiabana nos últimos 20 anos e apresenta as concepções, proposta curricular, avaliação, formação dos professores e os programas, em consonância com a atual legislação e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para as etapas e modalidades da Educação Básica e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A secretária interina de Educação, Edilene de Souza Machado, falou sobre a importância do documento, discutido e elaborado com a participação dos profissionais da rede pública municipal de ensino, num processo iniciado em 2017 durante a Semana Pedagógica e lançado em 2019 em sua primeira versão, iniciando a segunda etapa de produção, a partir dos estudos e discussões nas Conferências das Unidades Educacionais e aprovado durante o Fórum da Escola Cuiabana, e agora materializado nesta 2ª edição.

 O presidente do Conselho Municipal de Educação de Cuiabá – CME/Cuiabá, o Prof. Luiz Batista Jorge, falou sobre a importância do envolvimento de todos aqueles que estiveram envolvidos no processo educacional no Município de Cuiabá. Um momento importante tendo em vista o contexto político, educacional e econômico que o nosso país vive.

O Município de Cuiabá vem tomando todas as formas de participação, tais como, seminários, encontros, debates, diálogos, ações essas, que possibilitaram a construção de uma proposta que viesse ao encontro das necessidades educacionais da nossa população.

Nesse sentido, Cuiabá sinaliza para o Brasil não apenas para o estado do Mato Grosso que é possível sim se fazer educação e construir propostas políticas dialogando e conversando com a Comunidade Educacional. No momento em que se define a nível Nacional a Base Nacional Comum Curricular, uma proposta de Matriz Curricular territorial no Estado do Mato Grosso, há a necessidade de rever conceitos, metodologia, rever ideias e pensamentos que se tem sobre o processo educacional.

 Estiveram presentes no lançamento: o presidente do Sintep Cuiabá, o Sr. João Custódio da Silva; prof.ª Malsete Aristides Santana; a Coordenadora Técnica de Ensino da Secretaria de Educação, Zileide Lucinda dos Santos; Diretora Geral de Gestão Educacional, Mabel Strobel Moreira Weimer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *